por Evandro Machado
Aconteceu no sábado, dia 21 de março, a Primeira Etapa do Circuito Extremaventura 2009, em Tijucas do Sul (PR). Desde muito cedo já se via alguns atletas na Praça Central do Município de Tijucas do Sul onde aconteceu a largada, às 9h e 50 min da manhã, com todas as categorias. A expectativa dos atletas estava grande e o principal objetivo era completar a prova.
A categoria Expedição que largou na modalidade corrida em direção ao Ribeirão Grande por 10 km começou com o desafio de um PC Virtual - pergunta referente ao percurso que deverá ser respondida corretamente no próximo posto de controle (PC). Cerca de 1 hora e meia depois as equipes estavam chegando ao segundo posto de controle e de acordo com o quarteto Curtlo Lobo Guará haviam muitos caminhos alternativos que acabaram dificultando um pouco a navegação mas apesar disso, a prova estava tranqüila e nesse momento já haviam duplas com dificuldade para encontrar o posto de controle seguinte.
Enquanto isso, a categoria Aventura, que deu início a prova pedalando por um trajeto de aproximadamente 14 Km, já havia perdido uma de suas equipes pois um dos atletas se acidentou, tendo que desistir da prova. Com mais de duas horas de duração, as equipes começam a mostrar certa diferença em seus ritmos e alguns times mais experientes começaram se destacar.
Depois de muito sol e calor, uma forte chuva veio de encontro aos atletas aumentando ainda mais a dificuldade na subida dos 320m rumo ao cume da Serra do Cabral. Com a noite chegando sem que nenhuma equipe alcançasse o PC11, a organização da prova resolveu cancelar a etapa de canoagem. Segundo Júlio Camargo, organizador do Circuito, esta modalidade foi cortada para preservar a segurança dos atletas. "Tive que cortar a canoagem. O rio estava seco e as corredeiras sumiram, dando lugar a grandes pedras, principalmente na corredeira da Ilhota - um desnível de 15 metros de altura em 80 metros de extensão, com uma seqüência de vários degraus. Como não havia como utilizar barco a motor para fazer a segurança na água, resolvi abortar o trajeto que estava programado para ter sido feito a luz do dia", declarou.
A Equipe Tramontrip formada pelos atletas Evandro Machado e Bruno Nery terminou na primeira colocação geral e primeira na sua categoria - Expedição Duplas com um tempo de prova de 6h 40'.
Foi uma prova muito desgastante pelo calor durante o dia, o desnível para vencer o PC da serra do Cabral e a chuva no fim do dia deixando o ultimo trecho de bike muito pesado.
Confira a classificação da etapa:
Expedição Duplas
1º Tramontrip
2º Na Sombra do Vento
3º Biketéria
4º Academia Be Happy
5º Tazz Puzzle adventure
6º Superação
Expedição Quartetos
1º Guartelá
2º All Nature Adventure
3º Life Guard
4º Guartelá Sul
5º Audax
6º Lobo Guará
Aventura Duplas
1º Bike Aventura
2º Helgo
3º Papaléguas
4º Magia do Corpo
5º Vegetarianos e Furiosos
6º Pangea
7º Roda Livre
8º Licancabur
9º K2 Adventure
10º Argonautas
11º Crux Adventure
12º Sonâmbulos
13º Bigorna
Aventura Solo
1º Dênis Luque
2º Willian "Gargamel"
3º Gilmar Contezini
Visitem!! www.sasico.com.br !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário